p a l a v r a s - p a r a - p i n g e n t e s
.
.

26 de março de 2009

A Margarida e o lobo

.

Margarida Jan/09 *




Desde pequenita
deste bicho gostou
falava com ele
porque se encantou?

Todas as asneiras
que ela causava
o culpado era o lobo
que não descansava

O lobo é matreiro
e ela aproveita
qualquer seja a asneira
pelo lobo é feita

Nunca ninguém o viu
e a margarida isso faz
vê-lo fugir de casa
só ela é capaz

Riscou o caderno
de Inglês, do irmão
cortou uma foto
do Manel e do João

Abriu a garrafa
e o sumo bebeu
fugiu p'la janela
e um biscoito roeu

Foi o lobo, diz ela
fugiu por ali
eu vi-o a saltar
mas vai voltar aqui

Ele é meu amigo
só eu é que o vejo
diz a Margarida
sem nenhum receio

Malvado do lobo
se o apanho zango-me
ele que apareça
que lhe dou um banho

O lobo não gosta
de banho tomar
diz a Margarida
para me arreliar

Quero eu ir ao banho
que o lobo não vem
tem medo da água
do sabão também

Ela é uma traquina
quando fica sózinha
deita a água para o chão
e quem foi, adivinha?

Margarida! És feia
molhaste o chão todo
e ela encolhe os ombros
não fui eu, foi o lobo!


Uso pela primeira vez neste blog um poema do livro "faz de conta...és poeta!"
* Fui ler alguns poemas aos meninos da sala dos 5 anos (sala dos grandes) na escola da Margarida. Depois da leitura a professora Paula pediu-lhes para ilustrarem, à sua maneira, uma das poesia. Aqui fica a ilustração da Margarida para o poema "A Margarida e o lobo".
.

11 comentários:

Ricardo Silva Reis disse...

Acho uma óptima ideia a de ires às escolas divulgar poesia. Parabens pela iniciativa. Espero puder ajudar.
Quanto ao desenho, bem.
Matgarida tu deves ser mesmo muito gira. Já viste este lobo tão simpático? E agora, o melhor. Tu tens aos maõs azuis. Tão lindas. São como as minhas. Azuis da cor do mar. Deixa-me dar-te um beijinho nas tuas mãos, posso?.
Fico à espera.
Beijinhos
Ricardo

De Amor e de Terra disse...

Olá, boa tarde!
Não sei se me estou a dirigir convinientemente, mas creio ter estado com esta Luísa, no passado sábado, num lançamento.
Se é a mesma Luisa, gostei muito, mesmo muito de a conhecer.
Quanto ao que aqui vi, e tenho a certeza que é a primeira vez que visito "estes sabores", AMEI!!!
Os sabores, as fotografias, os desenhos, os poemas e a Margarida.
Tal como o primeiro comentador, creio que a Margarida tem as mãos muito coloridas, não sei se somente azuis, mas coloridas.

Um beijo enoooorme e obrigada pelo que me/nos dão a conhecer.

Maria Mamede

mfc disse...

Imagino a carita da Margarida ao leres-lhe cantada e cadenciadamente este poema que ela tão bem ilustrou!
É um gosto esta visista.

tecas disse...

Olá Luisa,uma ideia muito interessante. Unir forças e avante.
Darei notícias brevemente.
Parabéns e um bji

MARIPA disse...

Diz à Margarida que os desenhos dela são poemas pintados à mão,sim?

Beijocas larocas para as duas queridas.

MARGARIDA disse...

BEIJINHOS, RICARDO
MARGARIDA

MARGARIDA disse...

JÁ SEI ANDAR DE BICICLETA.
MARGARIDA

Nuno de Sousa disse...

Lindíssimo este poema, como sao todos desse teu livro e o desenho feito pela Margarida está magnifico.
Bjs a ambas,
Nuno

Unknown disse...

Este lobo é tão, tão malandreco! Francamente, sempre a por a Margarida em apuros…..
Mas a Margarida, como uma menina muito simpática que é, desenhou um lobo bem fofinho, gostei!
Bjinhos

fj disse...

malvado Lobo!
;)

vieira calado disse...

Os "putos" são diamantes.

É preciso é saber lapidá-los.

Bjs