p a l a v r a s - p a r a - p i n g e n t e s
.
.

25 de junho de 2009

De um conto nasce um poema

.

........... Margarida ...........FFev. 2009


Contam uma, contam duas,
até podem contar três.
Para que quero eu um príncipe,
imaginem-no chinês.

Quem me vai querer a mim
diz Maria com tristeza.
Para que quero eu um príncipe
se também não sou princesa.

Eu quero-o belo por dentro,
com ouro no coração.
Um marido muito querido
que me ajude e dê a mão.

E nisto a Bruxa Maria
dá um salto e volta a si.
Pois se tinha ela a magia
deixou de ser sapo e ri.

Já temos de novo a bruxa,
a que chamamos Maria.
Para ela arranjar marido,
nem qualquer um lhe servia.

Acontece por acaso
passar ali no momento,
um espantalho doirado
empurrado pelo vento.

Cara a cara com Maria,
que lhe escutou o coração,
ao ver que este não batia
quis usar o seu condão.

Como num toque de mágica
fez-se ouvir um pum-pum
e no peito do espantalho,
coração morava um.

De olhos arregalados,
olhou a Bruxa Maria.
Posso ficar nesta casa
e ser tua companhia?

O meu peito bate, bate,
fiquei tão apaixonado.
Te agradeço tal estado,
posso ficar a teu lado?

A esta pergunta doce,
a bruxinha respondeu:
Espantalho namorado,
quem agradece sou eu!

E assim ganhou-se um príncipe
e também uma princesa.
Pois a amizade é que conta,
nem tanto importa a riqueza.



No final do ano passado a educadora da Margarida lançou um desafio ao Pais. Escrever algo, partindo do conto de António Mota "A Bruxa Maria". Ora pois! Uma desafio à medida do meu pé... e esta foi a minha resposta. A Margarida adorou levar as rimas feitas pela mãe, que fizeram sucesso na sala. Mais tarde, pedi-lhe o desenho da bruxa Maria e aqui publico palavras e imagem. Espero que gostem!


14 comentários:

Tite disse...

E, como de costume, palavras e desenho jogam na perfeição.

Pronto, em equipa que ganha não se mexe.

Jokas

Anónimo disse...

adorei, não só pk tem uma princesa mas pk fakla da import da amizade e o desenho...super-giro!as margaridas são as maiores! (opsss, pk direi eu isto?!...;) bj boa noite

Nuno G. disse...

o teu blog vai-me inspirando e arrisquei... fiz uma lenga-lenga e outras histórias...

o blog: http://historias-para-di-vertir.blogspot.com/

a lenga-lenga: http://historias-para-di-vertir.blogspot.com/2009/06/lenga-lenga.html

;) ;) ;)

mariam [Maria Martins] disse...

Luísa e margarida,

P A L M A S!!!!!!!!!!!!!!!!

muito bonito! o desenho e as quadras :)

nota:deixo aqui umas cerejas bem vermelhinhas p'ra Margarida também!

MARIPA disse...

Nem sei a quem elogiar mais...se à mãe,se à filha.

[Aqui para nós,adorei a bruxinha!]


Beijinhos e parabéns às duas.

mfc disse...

A gente vem aqui e continua a enternecer-se.
Um beijo à Margarida e à mãe.

Nuno de Sousa disse...

Lindo... de ti, ou saindo de ti nada me admira, és uma artista e tua filhota linda acompanha-te, ela também uma artista a desenhar e cada vez com mais talento pergunto onde irá ela parar... qualquer dia quero um desenho que daqui a alguns anos pode vir a valor uma fortuna :-)
Bjs em ambas e parabéns por mais um belo trabalho a dois.
Nuno

Branca disse...

Expectacular texto poético para o tema proposto!
Adorei Luísa.
O desenho da Margarida mostra que ela tem a mesma veia artística da mãe, lindo de morrer, muito imaginativo.
Beijinhos para si e para ela.
Branca

tchi disse...

Boa noite, Margarida. Cheguei a casa um pouco tarde e não pude escrever-te antes. Mas não me queria tão pouco deitar sei antes escrever-te:

Querida Princesa, gostei muito, muito, muito do teu desenho e dos versos que a tua mãe fez para levares para a tua escolinha.

E espero que tu e a tua mammy façam muitos mais versos e desenhos tão engraçados e divertidos como este.

Ah! Esquecia-me de dizer-te que gostei muito de falar contigo. Obrigada por aqueles minutinhos simpáticos e felizes.

Sempre fizeste a "partidinha" à tua mammy? Foi gira?

Depois vens aqui contar-me.

Quero que tenhas uma boa noite e sonhes onhos bonitos e felizes. Daqueles sonhos bons de lembrares e, também, de te fazerem sorrir.

Um dia temos que voltar a brincar.

Mais logo, quando acordares, recebe um xi-coração de mim, e quando deres os bons dias ao Manel e ao Gui dá-lhes um beijinho meu.

Boa noite, dorme bem, princesa.

Beijinho também para a tua mammy.

Até breve.

Margarida disse...

GOSTO MUITO DO CALHAMBEQUE... PI PI
ADORO-TE
BEIJINHOS
MARGARIDA

tchi disse...

Tu és um anjo lindo, Margarida.

Podes fazer o desenho «do calhambeque... pi pi» e pedir à mamã para fazer, contigo, uns versos divertidos ao calhambeque!?!
Dorme bem, Princesa.

Beijinhos.

pin gente disse...

eheheh
aposto que vai sair um calhambeque, tchi!
se assim for, vamos dedicar-to.



a margarida tem andado afastada e a mãe com demasiado trabalho. os funny games têm ganho o seu tempo de antena relativamente às respostas aos vossos comentários. peço desculpa!

beijos a todos
luísa

espelhodesombras disse...

Olá Pingente, muito bom teu conto-poema, e assim foram felizes forever, a bruxa os espantalho e os principes e princesas.
gostei
João Costa Filho

Dari disse...

Muito encanto, muita doçura! ^.^