p a l a v r a s - p a r a - p i n g e n t e s
.
.

10 de fevereiro de 2009

Dona Aranha e sua teia

.


................................................... Margarida Fev/09


Dona Aranha fez a teia,
esqueceu-se do telhado.
É uma bonita renda,
de um só fio entrelaçado.

Muito trabalha a senhora!
Tece o fio que produz.
A teia fica invisível,
quando não lhe bate a luz.
.
Muito leve e transparente,
para que ninguém a veja.
É assim que ela apanha,
a comida que deseja.

Não julguem que ela é má!
Tem mesmo que o fazer.
Apanha alguns bichitos,
senão não tem que comer.

E depois há os filhotes,
que tem que alimentar.
Boa mãe é esta aranha
e seus filhos quer mimar.

Tem umas patinhas finas,
para não colar na teia.
Esconde-se num cantinho
e espera a sua ceia.

Fez longos metros de seda.
Trabalhou a noite inteira.
Pois agora bem merece
descansar desta canseira.


14 comentários:

pin gente disse...

Estes versos foram oferecidos à helena paixão e à sua fantástica aranha.

http://helenapaixao-estoriasbicharada.blogspot.com

Beijos

Anónimo disse...

Olá Margarida :) Vim ver o teu desenho, tu tens muito jeito para desenhares. São mesmo lindos.
A tua Mãe escreve e tu fazes o desenho, assim é que é, toca lá a ajudar a Mãe, com os teus desenhos o blog fica muito mais giro.

Beijinhos aqui desta bonequinha de Trapos todos para ti linda.

pin gente disse...

Olá bonequinha
Amanhã a Margarida responde-te. Hoje (felizmente) já dorme.
Beijo grande

Unknown disse...

Do poema já sabes a minha opinião ;-)

Da ilustração da tua Margarida... bem... temos aqui uma futura ilustradora com muita criatividade! Adorei a teia de aranha pintada qual arco-iris e do pormenor de não se ter esquecido que a aranha tem 8 perninhas.

Muitas beijocas para a criativa Margarida.

Pronto!... e para a mamã também muitas beijocas. lol

pin gente disse...

Olá Paixão!!!
Olha que o meu pai disse o mesmo!
Eu não me lembraria de tal. Devem ter faldo disso na escola ou então foi pura coincidência. E gostaste dos pêlos? A avó disse-lhe que eram pantufas, eheheh. Não se vê logo que são apenas patas peludas?

Beijo, Lena
Obrigada por aqui vires
(isto de usar maiúsculas dá cá uma trabalheira e fica feio)

Nuno de Sousa disse...

Lindo... e como a Margarida tem a criatividade nos dedos e no desenho tal como a mãe tem na escrita, já estou a imaginar um livro agora com desenhos da Margarida... vai ficar lindo :-)
Olha e tira mas é os pêlos e patas peludas q farta de pêlos anda a Lena, se ela vê o que escreveste ainda acordo amanhã depelado :-) ehhehe

Bjs a ambas e um belo conjunto,
Nuno

Anónimo disse...

Tu tambem es muito linda...e a tua aranha e' um espectaculo!!! Se as que eu vejo na minha casa fossem tao bonitas como a tua, nunca as mandava para fora de casa...mas as aranhas inglesas sao feias!!!
Vou mostrar a Rachel...ela tambem vai gostar muito...
Fico a espera do desenho.
Muitas saudades,
Tia Cristina

pin gente disse...

olá mi
cheguei tardíssimo hoje. vim encontrá-la a dormir no sofá enrolada na manta. agora já está confortável (na camita).
a promessa de responder aos amigos que comentam fica adiada.
desculpem a Margarida, (para ela) é tarde para andar por aqui.

pin gente disse...

ah!
esqueci-me de contar que quando cheguei ao meu cantinho de trabalho (onde me encontro agora) cá estava um desenho à minha espera. lindo! alegre! muitas flores...
amanhã fotografo e pergunto-lhe sobre que quer escreva.
talvez sobre um jardim... sem fim!

beijos a todos

pin gente disse...

1 BEIJINHO BONEQUINHA
OBRIGADA BONEQUINHA

pin gente disse...

NUNO QUE ALIMENTO GOSTAS TU?
GOSTAS DE VEGETAIS?
UM BEIJINHO

(Esta já fui eu que escrevi dito por ela... já está cansada por hoje!)

mfc disse...

Todos os bichos nos ensinam. Podem ser brutais, mas são sempre leais.
O poema tem uma cadência de canção... linda!

nandokas disse...

Olá,

Este desenho está um espectáculo! A teia colorida, a expressão da aranha, as patitas pelotufadas... Margarida, és uma artista. Parabéns!

Luísa, o teu poema está bonito. Já dei uma vista de olhos pelos posts deste mês, mas tinha de deixar aqui o primeiro comentário de hoje devido ao agrado que me deixou este desenho. Olha que a tua pequenita tem mesmo jeito para o desenho [tem bem a quem sair, né?]

Beijinhos
[para a Margarida e para ti]

Erecteu disse...

Andando eu às aranhas, recomendo:

http://www.espace-sciences.org/science/images/images-maj/Perso/spiderweb/index_spider.html